Fotografo: divulgação
...
Celso Strobel-sbcsul.20.07.20

É ou não é...quando se fala da pré-candidatura de Celso Strobel a prefeito de Mafra, muitos eleitores afirmam desconhecer quem seja, mas quando se pronuncia - Celso Strobel, gerente da Caixa e genro do ex-prefeito de Mafra, Sebastião Cassias- , temos uma mudança radical de posicionamento do eleitorado mafrense favorável ao pré-candidato  do MDB. Caixa e Cassias são duas nomenclaturas que projetam Celso Strobel, neste primeiro momento, para o eleitor mafrense.
 
- Tenho semelhança bastante grande com meu sogro, em termos de origens e valores. Ambos nascemos no Interior e tivemos uma infância simples e para conseguirmos fazer uma universidade,tivemos enormes dificuldades financeiras - conta Celso ao SBCSul.
 
- Meu sogro, nasceu no interior de Mafra, Bituvinha. Para fazer medicina,quando fazia o preparatório para o vestibular, trabalhou  até em madeireira, em serviço braçal,em Curitiba.Eu, nascido na Vila Ruthes, onde minha mãe, viúva a 14 anos , mora e também tenho uma propriedade desde 1990. Mesmo sendo filho único,desde o 11 anos,  morei  fora de casa, para fazer na época o Ginásio e 2º Grau.Trabalhei no já extinto Bartenicke e depois no Comércio e Indústria Schadeck, até iniciar minha Universidade em Florianópolis.(UFSC).Dada a minha situação financeira precária, enquanto não iniciei minha atividade na CAIXA, em Florianópolis, vinha nas férias de aula, trabalhar como temporário no Schadeck, para fazer frente às necessidades, que mesmo sendo Universidade Federal, não tinha como fazer frente - relembra Celso.
 
O médico Sebastião Cassias, hoje com 86 anos, foi prefeito de Mafra nos anos de 1989 a 1992, há 28 anos atrás e ainda tem muitas pessoas que lembram como a Prefeitura de Mafra foi administrada naquele período e passam seus conhecimentos influenciando a geração atual, que nem era nascida na epoca.   
 
 
-Conheço o Cassias pelo que meus pais e avós falavam dele, dizem que foi um bom prefeito, o melhor que Mafra já teve! O Celso sei que mora na Vila Ruthes e é uma pessoa legal - dise Rodrigo Bonfim, comerciário, 20 anos, se referindo que o nome Celso Strobel está ligado a tradição do nome Cassias. 
 
-Dada a nossa semelhança de origem e dificuldades enfrentadas, ambos temos uma sensibilidade grande com as questões sociais.Meu sogro praticou a Medicina,voltada para as pessoas e eu sempre estive envolvido em organizações com esta vocação. Aos 54 anos ele deixou a Medicina tornou-se Prefeito, deixando de lado uma carreira, que proporcionava um bom padrão de vida.Com certeza abriu mão da parte financeira, no sentido de participar e contribuir com a gestão pública.Eu, hoje tenho 61 de idade e trabalhei 38 anos na Caixa, fiz uma carreira, que considero de sucesso,buscando sempre conciliar com a minha situação familiar, visto que sendo filho único e notadamente depois do falecimento do meu pai, a 14 anos, tive que dar um apoio mais presente a minha mãe,que hoje está com 80 anos,mesmo tendo trabalhado por 20 anos, como Gerente Regional na Superintendência de Joinville e em 10 como Gerente de Governo, onde atuava diretamente junto as Prefeituras, da região Norte de SC,incluindo Mafra - diz Celso Strobel, fazendo um parâmetro profissional entre ele e o sogro Sebastião Cassias. 
 
 
O pré-candidato do MDB diz que recebeu convite do ex-deputado federal, Mauro Mariani para ingressar na sigla e ser candidato à prefeito. A convenção do partido que poderá homologar tal candidatura deverá acontecer no final de agosto, sem data definida. Mas Celso conta que não pensava em uma carreira política depois que se aposentou, no final do ano passado.  
 
 
-Optei por fixar residência em Mafra, nos últimos 4 anos, tendo assumido como Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, da Agência São Bento do Sul,por 1 ano e depois transferido como Gerência Geral, para Mafra,onde finalizei meu ciclo profissional na CAIXA, em 30/11/2019. Eu aos 61 anos,mesmo não tendo uma situação financeira,tão estabilizada quanto meu sogro,poderia curtir a minha aposentadoria,já tendo inclusive iniciado um Mestrado em Administração,na UNC. No entanto, a exemplo do meu sogro, aceitei colocar meu nome à disposição do partido e ser pré-candidato a Prefeito. Se comparado aos anos que meu sogro foi prefeito, digo que os tempos são outros e os desafios também,  e somos pessoas diferentes, embora tenhamos em comum origens e a prática de alguns princípios como honestidade e gestão administrativa combinado com valores da família - pontou Celso Strobel.