Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 05:06
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3306
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

16/10/2015 as 12:15:07 | por Assessoria |

Bielecki coloca Defesa Civil em alerta até janeiro de 2016

Chuvas devem ser intensas nesse período

Fotografo: Assessoria
...
Conselho DC se reuniu com prefeito

O alto volume de chuvas entre os meses de setembro e outubro deixou a Defesa Civil de Mafra em estado de alerta, com o nível do rio Negro atingindo 7, 810 metros (às 16 horas do dia 14) sendo 4,81 acima do nível normal (monitoramento hidrológico da bacia do rio Iguaçu/Copel). Na manhã da última quinta-feira, 15, as águas começaram a baixar gradativamente registrando 7,770 às 13 horas. Também na mesma manhã os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil – COMDEC – reuniram-se, a convite do diretor de Defesa Civil, Raul Ferrari, que repassou as informações atualizadas sobre a situação do município.

 

Ainda em alerta

coordenador regional da Defesa CivilEdson Antocheski, alertou que ainda há previsão de chuva, com 50mm para esta sexta-feira, 16, na região do Planalto Norte. Ele comentou ainda que “pela influência do El Niño, a tendência é ter níveis de chuva acima da média até janeiro de 2016”.  Por ainda haver este risco, o Prefeito Wellington Bielecki determinou para que a Defesa Civil permaneça em estado de alerta.

 

Danos e remoções

As chuvas intensas causaram danos nas estradas e bueiros tanto na zona rural quanto urbana de Mafra. Também foram relatados estragos em escolas e prédios públicos, como destelhamento e alagamento. Por precaução, quatro famílias deixaram suas casas, sendo três delas da Vila Argentina, por iniciativa própria, e uma removida pela Defesa Civil da Vila Solidariedade. “Parabenizo a ação da Defesa Civil local e estadual que ficaram e estão alertas a qualquer sinal de intempérie”, disse o Prefeito.

Raul Ferrari comentou que não precisou ser acionado o Plano de Contingência, mas que “estas ações que mobilizaram, principalmente, as secretarias de Obras, Assistência Social e Desenvolvimento Urbano, além das demais, serviu como um simulado para o acionamento do plano”.

 

Planejamento e deliberações

O Prefeito solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano que faça um levantamento de dados (estudo, memorial descritivo, orçamento) e posterior projeto para conter, diminuir ou evitar enxurradas, inundações e alagamentos na Vila Argentina, local em que é periodicamente invadido pelas águas do rio da Lança. 

O COMDEC concluiu que os maiores problemas foram os estruturais, com vias do interior que sofreram danos pela enxurrada.

 

Defesa Civil em estado de alerta

Com a manutenção do estado de alerta, vale lembrar que o monitoramento hidrológico do rio Negro é feito de hora em hora, bem como das condições climáticas e previsão do tempo. A Defesa Civil também está preparada, podendo acionar as secretarias municipais para ativação de abrigos, recolhimento e triagem de doações, remoção de pessoas e demais atendimentos.

 

Rio está baixando

Às 11 horas desta sexta-feira, 16, de acordo com o monitoramento hidrológico o nível do rio Iguaçu está em 7,640 metros, sendo 4,64 acima do nível normal.

 

Telefones úteis

Defesa Civil de Mafra -3643-7742

Corpo de Bombeiros – 193 ou 3647-0520

Canais na Internet

Secretaria de Defesa Civil do Estado - www.defesacivil.sc.gov.br

Facebook Defesa Civil de Mafra - facebook.com/defesacivilmafra

Facebook Prefeitura de Mafra – facebook.com/PrefeituraMafra

Prefeitura de Mafra – www.mafra.sc.gov.br

Monitoramento hidrológico da bacia do rio Iguaçu – www.copel.com.br

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital