Fotografo: divulgação
...
Vereadores e Associação-sbcsul-30-08-19

Na última segunda-feira, 26, a Associação das Senhoras de Caridade São Vicente de Paulo usou a tribuna para falar sobre o trabalho desenvolvido e os desafios na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mafra e solicitou aos vereadores apoio.

 

A presidente Aracy Carpen Schultz contou que a Associação atua desde 1950 em Mafra.  Atualmente, 30 mulheres estão cadastradas e são assistidas da instituição. Toda terça-feira, das 8 horas às 17 horas, as assistidas participam de oficinas de trabalho. Entre as oficinas estão lavagem de lã, desfiar lã, confecção de acolchoado, costura, artesanato, cozinha e horta. 

 

Para se manter, os recursos da entidade são provenientes da doação do dízimo da Paróquia São José (4% por mês), Tarde da Amizade, Ação entre Amigos, bazar de roupas usadas e utensílios de casa, vendas de acolchoados e doação espontânea da comunidade. 

 

Segundo a presidente, o objetivo é dar ajuda, estímulo e orientação visando sua promoção mais urgente das pessoas necessitadas. Das doações de verduras e da horta é feita a refeição da tarde, muitas vezes sopa. Com o dinheiro do bazar é comprada a carne para as refeições. Além disto, a entidade recebe a doação de 100 pães semanalmente. As assistidas recebem mensalmente uma cesta básica com cerca de 10 itens. 

 

Por fim, a presidente pediu apoio dos vereadores para continuar as atividades da entidade que está 69 anos atuando em prol dos cidadãos mafrenses. Entre os pedidos, está um professor para sala de informática e recursos para as reformas na sede da entidade. 

 

O vereador Edenilson Scherbauer (PSB) lamentou a situação financeira por qual passa a instituição e disse que se o Executivo mandar projeto de repasse de verba para Associação, os vereadores irão se empenhar em colocar em votação rapidamente. Já o presidente da Câmara, Valdir Sokolski (PSB) destacou que a prioridade do Legislativo neste momento é no empenho de conseguir uma nova sede para APAE de Mafra e voltou a conclamar vereadores para que entrassem em contato com parlamentares de seus partidos a fim de obter verba parlamentar para tal êxito.

 

-Parabenizo a Associação...nunca é tarde para semear , talvez brote, cresça e germine, é uma pedra inicial..não desanime! - disse Sokolski.