Fotografo: divulgação
...
Jornalista Sinval Campelo

***Nas Curtinhas do SBCSul, começando nova fase dos comentários políticos, diante do período eleitoral e destaque para o aniversário do pré-candidato a prefeito de Mafra, Sidnei Marcelino, do PL (Partido Liberal) que completou niver de 45 anos, na data de ontem, 25 de junho de 2020. Parabéns!
 
 
***E o PDT de Mafra, do vereador José Marcos Witt (Wittinho) está pensando em um lançamento de futura candidatura rumo a mais 4 anos no governo de Mafra, de abalar o coreto, isso se o Covid-19 permitir...
 
 
***Acontece que o PDT está no governo municipal de Mafra, há 57 meses, a saber : 6 meses em 2015 (governo tampão), 48 meses (2016 a 2019) + 3 meses em 2020, quando o vice-prefeito, Vicente Saliba largou o partido e foi para o PSL, a convite do governador Carlos Moisés. Têm pedetistas que discordam e dizem que o PDT nunca esteve na Prefeitura, uma vez que, segundo eles e elas, Vicente teria virado as costas para o partido depois da posse em 1º de janeiro de 2016... 
 
 
***Mas a expectativa dos pedetistas é de que, se o PDT chegar ao poder novamente em Mafra, com Wittinho de vice de Hebert Werka (PP), as coisas mudem e o partido comece a ter voz nas decisões de governo. Wittinho como vereador tem se mostrado bem democrático, cumprindo com as promessas que fez aos filiados antes de se eleger.
 
 
 
***Por falar em promessas cumpridas, Cadê o Bigode? - o polêmico ex-secretário do governo Jango Herbst, Luiz Carlos Rodrigues, tem fama de não sossegar em período eleitoral e sempre aparece para dar uns conselhos a determinados candidatos, vamos ver nesse ano qual sua postura, o interior de Mafra tem apreço pelo Bigode...
 
 
 
***E aos quatro ventos, Jeferson Lopes (ex-PSL) tem dito agora que não fecha com nenhum dos pré-candidatos que disputaram as eleições para deputado estadual e federal por Mafra...mas pode mudar de ideia com o decorrer do processo eleitoral, é o que dizem! 
 
 
***Jeferson Lopes está no PTRB (28) e obteve  3.965 votos em Mafra e seu reduto eleitoral é o bairro Vila Nova e Restinga. Depois do centro, o Vila Nova é onde concentra-se o maior números de eleitores.
 
 
 
***Em Rio Negro, setores empresarial e lojista, querem ser ouvidos na escolha do nome do candidato a prefeito, e parece que não estão concordando com os nomes que estão circulando na mídia local, e será que emplacam algum novo, ainda dá tempo...
 
 
 
***Mas não tem como não dizer que o grande xerife desta eleição em Rio Negro é o prefeito Milton Paizani, e a que tudo indica deve ocupar um cargo de secretário no governo Ratinho Jr, a especulação é grande sobre esse tema... 
 
 
***E quem tem aparecido nas matérias e fotos da Prefeitura de Rio Negro, é o secretário de Obras, Edson Luiz Bremem...ele nega que será candidato a vereador...
 
 
***O apoio em eleições passadas oriundo da Secretaria de Obras de Rio Negro, grande puxadora de votos, foi para o advogado, Ricardo Furquim !
 
 
***E quem está nos bastidores da polícia de Mafra (polícia e não política) é o delegado Nelson Vidal. O delegado atua na delegacia de Polìcia Civil de Papanduva, mas já atuou em Mafra e fez bom trabalho sendo reconhecido em nível estadual pela sua atuação recente no caso do holimetros, aliás tem CPI na Câmara de Mafra a respeito disso...mas tá devagar diante da pandemia do Covid-19. 
 
 
 
***O vereador Edenilson Schelbauer (PL) tenta recuperar sua imagem perante o eleitorado mafrense, em especial do eleitorado do São Lourenço, depois deste votar contra o empréstimo feito pela Prefeitura que resultou na obra atual de asfaltamento da estrada. 
 
 
 
***Também diz Schelbauer que não estava torcendo contra, para que o asfalto não saisse para àquela localidade, apenas tinha receio que o dinheiro do empréstimo fosse endividar a prefeitura e dificultar a gestão do novo prefeito. Na dúvida, não faça, parece ser o lema do vereador do PL.
 
 
 
***Mas ele quer voltar ao cenário político com maestria, e afirma Schelbauer que se preciso for vai colocar um telão enfrente a Câmara de Vereadores para que a população assista o julgamento e votação das contas de 2016 do prefeito Wellington Bielecki (PSD) que têm parecer do Tribunal de Contas do Estado pela rejeição. A data da votação das contas ainda não foi marcada oficialmente, mas dependendo da votação pode tornar o prefeito Wellington Bielecki inelegivel por 8 anos e ficha suja na política. Wellington precisa de 9 votos dos 13, para se safar dessa!
 
 
 
***Amanhã tem mais das Curtinhas do SBCSul !!