Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 02:00
Moeda
Dólar - BRL 5.1327
Libra - BRL 6.398
Euro - BRL 5.5298
Bitcoin - BRL 209250,95

11/03/2016 as 20:46:27 | por Sinval Campelo |

4 casos de dengue e nenhum Zica ou Chikungunya diz Secretária da Saúde de Mafra

Saúde de Mafra vai intensificar o combate ao Aedes aegypti

Fotografo: Divulgação
...
Mosquito Aedes aegypti

Dando sequencia à operação “Guerra contra o Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem, dia 11, no auditório da EEB Barão de Antonina, o treinamento de todas as Agentes Comunitárias de Saúde – ACS da rede de atenção básica do município. Elas irão atuar nas visitas domiciliares que acontecerão de 11 de março a 9 de abril,  com objetivo de controle de ambiente e para a eliminação de focos de larvas do mosquito em Mafra. O treinamento envolveu profissionais da Atenção Básica, Serviço Social, da Vigilância em Saúde e do Programa de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

 

A Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga informou que no mês de fevereiro,período de maior calor,o município registrou 4 casos de dengue,mas segundo a Secretária,pessoas teriam contraidos a doença fora do território mafrense.A boa notícia dada por Jaqueline é de que Mafra não apresentou nenhum caso de Chikungunya e o Zika Vírus.

- “Há muito trabalho a ser feito”,comentou Jaqueline Veiga.

 

A enfermeira Luciana Mazon iniciou a capacitação de agentes comunitários de saúde, nesta semana, abordando as diferenças entre a Dengue, Chikungunya e  a Zika , citando os principais sintomas de cada doença, quais os mosquitos que as transmitem e apresentando os índices atualizados no país, em Santa Catarina e em Mafra.

- "Uma das situações tidas como muito complicada é o fato de que, em relação à Zika, 80 por cento das pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença" -salientou a Enfermeira. 

 

Outra informação importante repassada pela enfermeira Luciana foi a de que Mafra não tem registro do mosquito Aedes aegypti, mas tem do mosquito Aedes albopictus, que também transmite a Chikungunya.

 

Também destacou que todo o litoral catarinense e a maioria das cidades do oeste do estado apresentam focos de mosquito Aedes aegypti. Este mosquito vive em média 45 dias e neste período pode picar até 300 pessoas, percorrendo facilmente um raio de 50 km. Os ovos do mosquito podem durar até 450 dias, não sofrendo muito interferência climática, resistindo portanto à baixas temperaturas.

 

Após receberem a capacitação as Agentes Comunitárias de Saúde vão abordar cada família de sua microárea de abrangência, convidando um membro para percorrer a área externa da residência em questão, motivando-o a recolher lixos e orientando-o para que destrua possíveis criadouros, mantendo o ambiente organizado e seguro.  Depois dessa visita, elas retornarão àquela casa considerada como de risco, no dia 9 de abril, para ver se houve a colaboração do morador quanto a limpeza. Em caso negativo, será feita denúncia junto à Vigilância Sanitária.

 

Etapas da Operação

A operação de “Guerra contra o Aedes aegypti” vai envolver diversas fases sendo:

·        Visitas domiciliares - que já iniciaram e seguirão até o dia 9 de abril - e que deverá acontecer em 100 por cento das residências da área urbana e rural de Mafra;

·        Limpeza das unidades de Saúde, no dia 7 de abril, Dia Nacional da Saúde, presente no calendário anual de 2016 da Atenção Básica, como o dia da faxina nos estabelecimentos públicos;

·        Dia D de Combate ao Aedes aegypti, agendado para 9 de abril, das 7 às 12 horas, em todo território de Mafra, que será a mobilização em prol da eliminação dos criadouros dos mosquitos vetores de doenças.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital